
Elaine Alcântara
Telemedicina e Atenção Primária à Saúde
A Atenção Primária à Saúde representa um conjunto de ações de cuidados essenciais
à saúde, baseados em tecnologias acessíveis que levam os serviços de saúde o mais
próximo possível dos lugares de vida e trabalho das pessoas, constituindo, assim, o
primeiro nível de contato com o sistema de saúde e o primeiro elemento de um processo contínuo de atenção.
É a porta de entrada do paciente para todas as necessidades com ações resolutivas e
coordenação com os demais níveis de complexidade, determina o trabalho de todos os
outros níveis do sistema de saúde, promovendo, organizado e racionalizando o uso de
recursos especializados.
Na Atenção Primária é possível alcançar promoção e melhoria da saúde e garantir
atenção ao paciente no decorrer do tempo.
Entre as principais características, podemos destacar:
Porta de entrada = primeiro atendimento que determina o trabalho dos outros níveis do sistema de saúde;
Continuidade = proteger, restaurar e equilibrar a saúde da população;
Integralidade = atenção oportuna e sistemática;
Coordenação = comunicação e interação com os diversos níveis de atenção à saúde;
Custo adequado e sustentável = principal ferramenta para evitar os desperdícios no sistema de saúde;
Resolutividade = tratamento adequado e efetivo, identifica os riscos, necessidades e demandas do paciente;
E qual a relação entre Atenção Primária à Saúde e a Telemedicina?
A Telemedicina possibilita diagnosticar, preservar e promover a saúde das pessoas, em
qualquer lugar, a qualquer hora, além de proporcionar uma visão estratégica da saúde
populacional de qualquer região.
A Telemedicina pode entregar aos núcleos de Atenção Primária à Saúde equipamentos
médicos, plataforma, laudos de exames à distância por médicos especialistas e segunda
opinião para que o médico local possa orientar o paciente ao longo de uma jornada de
saúde efetiva.
É na Atenção Primária que efetivamente se produzem os melhores resultados para a
saúde da população. Precisamos mudar este cenário e cuidar para que as pessoas não
adoeçam.
Cuidar da saúde demanda planejamento, visão de longo prazo, tratar o paciente como
o foco central do ecossistema de saúde e os resultados são surpreendentes, com
melhora da qualidade de vida e redução de custos.
(*) Elaine Alcântara é diretora geral da ITMS do Brasil e possui mais de 20 anos de experiência na área de gestão da saúde por meio da Telemedicina.
